terça-feira, 18 de setembro de 2012

Atividades 1º ano ensino médio


  1. No processo de formação das monarquias nacionais européias, o desenvolvimento do comércio e das cidades
    a) criou a necessidade de centralização do poder para unificar os tributos, as moedas, os pesos e medidas, as leis e mesmo a língua.
    b) ocorreu sob uma luta de interesses que aliou a burguesia, a Igreja, os artesãos e os servos contra o rei e a nobreza.
    c) contribuiu para que a nobreza e a burguesia impusessem uma autoridade de cunho particularista no controle das cidades.
    d) criou condições para que a autoridade do rei, no Estado Moderno, fosse limitada pelo parlamento.
    e) promoveu a subordinação do poder real aos duques e condes, que possuíam grandes exércitos.


  2. A respeito da formação das Monarquias Nacionais européias na passagem da Idade Média para a Época Moderna, é correto afirmar que
    a) o poder político dos monarcas firmou-se graças ao apoio da nobreza, ameaçada pela força crescente da burguesia.
    b) a expansão muçulmana e o domínio do mar Mediterrâneo pelos árabes favoreceram a centralização.
    c) uma das limitações mais sérias dos soberanos era a proibição de organizarem exércitos profissionais.
    d) o poder real firmou-se contra a influência do Papa e o ideal de unidade cristã, dominante no período medieval.
    e) a ação efetiva dos monarcas dependia da concordância dos principais suseranos do reino.


  3. No período medieval, algumas situações contribuíram para a progressiva centralização do poder e futura instalação dos estados nacionais modernos. Sobre isso é correto afirmar que:
    (01) Através da "Reconquista", os cristãos empreenderam a tomada da Península Ibérica aos muçulmanos, favorecendo a formação dos Reinos Ibéricos.
    (02) Insegurança, diversidade de leis e de moedas, acúmulo de pedágios eram situações feudais que levaram a crescente burguesia a apoiar a realeza contra os senhores feudais.
    (04) Na França medieval, o processo centralizador teve contribuição decisiva de Filipe Augusto, que enfrentou os ingleses plantagenetas, impôs sua autoridade sobre os senhores feudais, promoveu progressos da burocracia real, exemplificada pela criação dos bailios, funcionários do rei encarregados da aplicação de leis e editos reais.
    (08) É do período medieval a consolidação e apogeu das práticas mercantilistas, que dominavam a vida econômica e social. (16) Na Inglaterra medieval, a monarquia instalada era forte até o século XIII, quando sofre limitações com a imposição da Magna Carta e a instituição do Parlamento. soma = ( )


  4. Acerca do Renascimento: I - As características do homem no Renascimento são: racionalismo, individualismo, naturalismo e antropocentrismo, em oposição aos valores medievais baseados no teocentrismo. II - O Renascimento não foi um processo homogêneo. Seu desenvolvimento foi muito desigual e as manifestações mais expressivas se deram nos campos das artes e das ciências, sendo que no campo artístico, a literatura e as artes plásticas ocupavam lugar de destaque. III - A arte renascentista tornou-se predominantemente religiosa, retratando a vida de santos, de clérigos e o cotidiano cristão da época. IV - A Itália foi o centro do Renascimento porque era o centro do pré-capitalismo e do desenvolvimento comercial e urbano, que gerava os excedentes de capital mercantil para o investimento em obras de arte. V - A ascensão do clero foi fundamental para que se desenvolvesse nos Estados italianos um poderoso mecenato, plenamente identificado com as concepções terrenas dominantes entre os eclesiásticos. É correto apenas o afirmado em:
    a) I, II, III.
    b) I, II, IV.
    c) I, II, V.
    d) I, III, V.
    e) II, IV, V.


  5. Sobre o Renascimento, pode-se afirmar:
    a) pode ser visto como uma revolução religiosa, resultado das profundas transformações que ocorreram na transição entre o feudalismo e o capitalismo;
    b) Florença e Roma, Pequim e Bagdá foram centros de irradiação do movimento renascentista;
    c) o Renascimento valorizava o anonimato e fortalecia o sentimento nacionalista;
    d) o Renascimento foi um movimento artístico, literário e científico defensor do humanismo, baseado no antropocentrismo e no espírito crítico em oposição ao teocentrismo;
    e) o Renascimento fez renovar toda tradição islâmica da península Ibérica reprimida pelas Cruzadas.


  6. Ao final do Renascimento, diversas transformações culturais e sociais ocorridas na Europa, entre os séculos XVI e XVII, propiciaram o surgimento da Revolução Científica. Esse movimento caracterizou-se por um(a):
    a) predomínio da concepção de um universo fechado e sobrenatural.
    b) negação dos valores individualistas do homem e das concepções naturalistas.
    c) crítica à ciência medieval expressa no retorno do pensamento escolástico.
    d) afirmação do monopólio da Igreja Católica na explicação das coisas do mundo.
    e) valorização do espírito crítico e do método experimental.


  7. Dentre os itens constantes desta questão, um deles não faz parte dos acontecimentos importantes que assinalam a chegada da Idade Moderna. O item é:
    a) o Humanismo e o Renascimento.
    b) os grandes descobrimentos e a expansão geográfica.
    c) formação do Estado nacional.
    d) a Reforma e a Contra-Reforma.
    e) a Revolução Francesa.


  8. Durante o Renascimento, houve um notável desenvolvimento da produção literária, além das artes plásticas. Indique a alternativa em que obra e autor estão corretos:
    a) O Príncipe - Shakespeare
    b) Dom Quixote - Miguel de Cervantes
    c) Os Lusíadas - Erasmo de Rotterdan
    d) Hamlet - Dante Alighieri
    e) Utopia - François Rabelais


  9. Qual das opções a seguir ordena corretamente a seqüência cronológica do processo histórico:
    a) Crise do sistema feudal - Liberalismo Burguês - Revolução Francesa - Formação dos Estados Absolutos.
    b) Iluminismo - absolutismo monárquico - capitalismo industrial - descoberta da América.
    c) Renascimento - capitalismo monopolista - expansão islâmica - mercantilismo.
    d) Feudalismo - expansão ultramarina - Reforma - despotismo esclarecido.
    e) Capitalismo comercial - Revolução Industrial - colonialismo português - as Cruzadas.


  10. Leia o texto. Na primeira metade do século XIV, a construção da Catedral de Florença foi interrompida devido à incapacidade da Corporação de Mestres, que dirigia os trabalhos de construção, em levantar uma cúpula que se sustentasse no ar. Naquele momento, a comissão encarregada da construção da catedral chamou como consultor Brunelleschi. Ao assumir a direção dos trabalhos, Brunelleschi demitiu em massa os mestres-de-obra acusando-os de retrógrados e, depois, recontratou-os segundo seus próprios termos. Baseado em novos conceitos artísticos, arquitetônicos e científicos, Brunelleschi construiu o domo da Catedral o qual se sustentava no ar sem apoio e com magnitude suficiente "para abrigar, à sua sombra, todo o povo da Toscana". A construção da cúpula significou a vitória de um novo tipo de artista que, sem apego à tradição e às regras da Corporação, era capaz de dominar as implicações filosóficas do que fazia. Por isto, Brunelleschi foi capaz de projetar uma estrutura antes de construí-la. Todas as afirmativas expressam mudanças operadas no contexto do Renascimento, EXCETO:
    a) A afirmação da teoria da perspectiva, da fusão da arte e da ciência, que revolucionou as técnicas artísticas e de construção.
    b) A mudança do eixo intelectual, que permitiu uma explicação da natureza não mais em termos de forma, mas da função matemática.
    c) A redução das formas e dos volumes ao seu princípio geométrico, que possibilitou chegar à essência das coisas usando a proporção.
    d) A submissão do mundo real às leis físicas, o que significou o avanço da ciência moderna sobre o simbolismo medieval.
    e) A transformação do conceito de substância, o que tornava inseparáveis a forma e a matéria, impedindo a abstração.


  11. PROPOSTA DO CONDE-DUQUE OLIVARES AO REI FELIPE IV 1625 "Considere, Vossa Majestade, que a questão mais importante de sua monarquia é se tornar Rei da Espanha; por isso quero dizer, Senhor, que Vossa Majestade não se contente de ser Rei de Portugal, de Aragão, de Valença, conde de Barcelona, mas que consiga (...) reduzir estes reinos que constituem a Espanha ao estilo e às leis de Castela, sem que, daí em diante, haja alguma diferença. Se Vossa Majestade obtém este resultado, será o príncipe mais poderoso do mundo". (CARVALHO, p. 71) A análise do texto e os conhecimentos sobre a formação das monarquias nacionais permitem afirmar:
    (01) A proposta apresentada fundamenta-se na idéia de que a monarquia nacional deveria ser formada por etnias, culturas, leis e hábitos diferentes.
    (02) As monarquias nacionais fundamentaram-se na concepção política de estado liberal, não interventor e não controlador dos interesses individuais.
    (04) A formação das monarquias nacionais tornou-se possível com a desagregação das formas de organização político-econômicas que dominaram o período medieval e com a superação de particularismos urbanos e regionais.
    (08) A sobrevivência do poder temporal dos papas e a concepção universalista da Igreja foram questões de caráter político-religioso enfrentadas e superadas no processo de instituição das monarquias nacionais. (16) No período histórico a que o texto se refere, Portugal já construíra sua unidade nacional, embora estivesse submetido à União Ibérica. (32) A proposta apresentada seria válida somente depois de discutida e aprovada pelos reinos componentes da União Ibérica. Soma ( )





1 – resposta:[A]
2 – resposta:[D]
3 - resposta:01 + 02 + 04 + 16 = 23
4 - resposta:[B]
5 - resposta:[D]
6 - resposta:[E]
7 - resposta:[E]
8 - resposta:[B]
9 - resposta:[D]
10 - resposta:[E]
11 - resposta:04 + 08 + 16 = 28

Nenhum comentário: