Com
relação ao processo de Independência das Colônias do continente
americano, identifique as afirmações verdadeiras e falsas.
a
- ( ) Os Estados Unidos tinham interesse em apoiar a independência
das nações latino-americanas.
b
- ( ) Os líderes mais famosos no processo de independencia foram
Simon Bolívar e San Martin.
c
- ( ) A França e a Espanha apoiaram as colônias americanas na
guerra pela independência.
d
- ( ) A independência das colônias do continente americano foi
fácil e sem conflitos.
e
- ( ) Simon Bolívar desejava a unificação de todos as colônias
num só país.
resposta:V V F F V
resposta:V V F F V
Sobre
o processo de independência das colônias européias da América, é
correto afirmar que:
a - ( ) Os Estados Unidos da América jamais se interessaram pela independência das colônias espanhola e portuguesa na América ou pelos destinos dos países recém-formados.
b - ( ) Os Estados Unidos ajudaram a Espanha na luta contra as colônias que buscavam a independência.
c - ( ) No México, a luta pela independência tem início com uma revolta indígenas e mestiços liderados por religiosos.
a - ( ) Os Estados Unidos da América jamais se interessaram pela independência das colônias espanhola e portuguesa na América ou pelos destinos dos países recém-formados.
b - ( ) Os Estados Unidos ajudaram a Espanha na luta contra as colônias que buscavam a independência.
c - ( ) No México, a luta pela independência tem início com uma revolta indígenas e mestiços liderados por religiosos.
d
- ( ) Depois da independência, a América Espanhola não se
unificou, formando vários países independêntes.
e - ( ) A independência na América Latina teve a influência da Revolução Francesa
resposta: FFVVV
e - ( ) A independência na América Latina teve a influência da Revolução Francesa
resposta: FFVVV
Assinale
a alternativa relacionada com o processo de independência na América
Espanhola:
a) A independência não teve relação com as desigualdades sociais.
b) Ruptura Colônia/Metrópole foi resolvido sem guerras.
c) As colônias conquistaram a liberdade de comercializar com qualquer país.
d) Movimento de libertação não teve como motivos a independência política e a independência econômica.
e) Movimento emancipador conduzido principalmente pela elite crioula.
a) A independência não teve relação com as desigualdades sociais.
b) Ruptura Colônia/Metrópole foi resolvido sem guerras.
c) As colônias conquistaram a liberdade de comercializar com qualquer país.
d) Movimento de libertação não teve como motivos a independência política e a independência econômica.
e) Movimento emancipador conduzido principalmente pela elite crioula.
resposta:[E]
Em
1753, pouco depois da Independência Americana, ocorre uma rebelião
no Peru, chefiada por José Gabriel Tupac Amaru que, além de
reivindicar liberdade para os povos indígenas, pretendia a:
a) definição dos limites territoriais do Peru com a anexação da Bolívia.
b) fixação de um protetorado dirigido por um Conselho de colonizadores e de"criollos".
c) constituição de uma república federativa nos moldes da dos EUA.
d) elaboração de um estado único para toda a região da América Latina.
e) criação de um estado indígena independente.
resposta:[E]
a) definição dos limites territoriais do Peru com a anexação da Bolívia.
b) fixação de um protetorado dirigido por um Conselho de colonizadores e de"criollos".
c) constituição de uma república federativa nos moldes da dos EUA.
d) elaboração de um estado único para toda a região da América Latina.
e) criação de um estado indígena independente.
resposta:[E]
Os
movimentos de independência da América Espanhola no século XIX
tiveram apoio da Inglaterra. Com esse apoio, a Inglaterra
pretendia:
a) abrir mercados consumidores para a sua crescente produção industrial.
b) implantar as idéias liberais no continente americano.
c) cumprir os princípios intervencionistas da Santa Aliança.
d) incentivar o tráfico de escravos para a América Latina.
e) procurar auxílio militar para combater a Santa Aliança.
resposta:[A]
a) abrir mercados consumidores para a sua crescente produção industrial.
b) implantar as idéias liberais no continente americano.
c) cumprir os princípios intervencionistas da Santa Aliança.
d) incentivar o tráfico de escravos para a América Latina.
e) procurar auxílio militar para combater a Santa Aliança.
resposta:[A]
Nas
reivindicações dos movimentos políticos que levaram à
independência dos países da América Espanhola, encontram-se
algumas vontades em comum. Entre eles, a
a) proposta de igualdade social e étnica.
b) proposição de aliança com a França revolucionária.
c) defesa da liberdade de comércio.
d) adoção do voto universal masculino.
e) decisão de separar o Estado da Igreja.
resposta:[C]
a) proposta de igualdade social e étnica.
b) proposição de aliança com a França revolucionária.
c) defesa da liberdade de comércio.
d) adoção do voto universal masculino.
e) decisão de separar o Estado da Igreja.
resposta:[C]
Assinale
a alternativa que apresenta informação correta sobre o processo de
independência da América Espanhola.
a) As elites criollas lideraram os movimentos de independência nas colônias, objetivando liberdade de comércio e poder político.
b) A monarquia espanhola reagiu rapidamente às lutas de independência, enviando tropas numerosas e bem armadas a todas as colônias rebeladas.
c) Os índios, negros e mestiços apoiaram os criollos, formando uma frente contra o colonialismo espanhol.
d) O conjunto das lideranças independentistas defendia a instauração do regime monárquico constitucional.
resposta:[A]
a) As elites criollas lideraram os movimentos de independência nas colônias, objetivando liberdade de comércio e poder político.
b) A monarquia espanhola reagiu rapidamente às lutas de independência, enviando tropas numerosas e bem armadas a todas as colônias rebeladas.
c) Os índios, negros e mestiços apoiaram os criollos, formando uma frente contra o colonialismo espanhol.
d) O conjunto das lideranças independentistas defendia a instauração do regime monárquico constitucional.
resposta:[A]
Em
1848, a Revolução explodiu, irradiando-se por todo o continente
europeu, numa sucessão de eventos que passou à História como
Primavera dos Povos, introduzindo no contexto das relações
políticas:
a
- ( ) O sentimento de impotência dos grupos liberais, incapazes do
consolidar o Estado Liberal Burguês.
b
- ( ) Reivindicações e propostas proletárias próprias de mudança
da ordem social e econômica.
c
- ( ) O internacionalismo proletário e a consolidação da primeira
experiência real de socialismo, a Comuna de Paris.
d
- ( ) O liberalismo clássico, que consolidou o Estado burguês
através de um amplo programa social.
e
- ( ) Nova experiência republicana, que entretanto durou pouco
tempo.
resposta:F
V F F V
A
unificação italiana, no final do século XIX, ameaçou a
integridade territorial da Igreja. Esse impasse resultou
a) no reforço dos sentimentos nacionalistas na Itália, provocando a expropriação das terras da Igreja.
b) no envolvimento da Igreja em lutas nacionais, criando congregações para a expansão do catolicismo.
c) na adoção de atitudes liberais pelo Papa Pio IX, como forma de deter as forças fascistas.
d) na assinatura do Tratado de Latrão, em 1929, quando Mussolini criou o Estado do Vaticano.
e) no "Risorgimento", processo em que segmentos ligados à Igreja defenderam a Itália independente.
a) no reforço dos sentimentos nacionalistas na Itália, provocando a expropriação das terras da Igreja.
b) no envolvimento da Igreja em lutas nacionais, criando congregações para a expansão do catolicismo.
c) na adoção de atitudes liberais pelo Papa Pio IX, como forma de deter as forças fascistas.
d) na assinatura do Tratado de Latrão, em 1929, quando Mussolini criou o Estado do Vaticano.
e) no "Risorgimento", processo em que segmentos ligados à Igreja defenderam a Itália independente.
resposta:[D]
A
unificação política da Alemanha (1870-1871) teve como
conseqüências:
a) a ruptura do equilíbrio europeu, o revanchismo francês, a revolução industrial alemã e política de alianças.
b) enfraquecimento da Alemanha e miséria de grande parte dos habitantes do sul, responsável pela onda migratória do final do século XIX.
c) a anexação da Alsácia e Lorena, o empobrecimento do Zollverein e retração do capitalismo.
d) corrida colonial, revanchismo francês, o enfraquecimento do Reich e anexação da Áustria.
e) o equilíbrio europeu, a aliança com a França, a formação da união aduaneira e a Liga dos Três Imperadores.
a) a ruptura do equilíbrio europeu, o revanchismo francês, a revolução industrial alemã e política de alianças.
b) enfraquecimento da Alemanha e miséria de grande parte dos habitantes do sul, responsável pela onda migratória do final do século XIX.
c) a anexação da Alsácia e Lorena, o empobrecimento do Zollverein e retração do capitalismo.
d) corrida colonial, revanchismo francês, o enfraquecimento do Reich e anexação da Áustria.
e) o equilíbrio europeu, a aliança com a França, a formação da união aduaneira e a Liga dos Três Imperadores.
resposta:[A]
Sobre
os processos e períodos históricos estudados, pode-se dizer que
a) o nazismo chegou ao poder por meio de um golpe militar, em 1933, e criou o Terceiro Império ("Reich"), iniciando um período de forte expansão e anexação territorial, que se manteve mesmo após sua derrota na Segunda Guerra Mundial.
b) a unificação ocorreu em 1848, na chamada "Primavera dos Povos", quando trabalhadores se rebelaram contra a fragmentação política da Confederação Germânica e se aliaram à Áustria para conseguir a unidade nacional alemã.
c) o nazismo foi derrotado ao final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, quando a Alemanha foi repartida entre os vencedores e sua capacidade de produção industrial foi destruída para que se tornasse um país agrícola, o "celeiro da Europa".
d) a unificação envolveu diversos conflitos e fez nascer, em 1871, sob comando prussiano, o Segundo Império ("Reich"), iniciando um período de acelerada expansão econômica e militar alemã, que durou até a Primeira Guerra Mundial.
e) o nazismo surgiu após a Primeira Guerra Mundial, em 1918, e pregou a necessidade de a Alemanha lutar contra comunistas e judeus, "inimigos internos", mas aliar-se a países vizinhos de população branca e ariana, como França e Inglaterra.
a) o nazismo chegou ao poder por meio de um golpe militar, em 1933, e criou o Terceiro Império ("Reich"), iniciando um período de forte expansão e anexação territorial, que se manteve mesmo após sua derrota na Segunda Guerra Mundial.
b) a unificação ocorreu em 1848, na chamada "Primavera dos Povos", quando trabalhadores se rebelaram contra a fragmentação política da Confederação Germânica e se aliaram à Áustria para conseguir a unidade nacional alemã.
c) o nazismo foi derrotado ao final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, quando a Alemanha foi repartida entre os vencedores e sua capacidade de produção industrial foi destruída para que se tornasse um país agrícola, o "celeiro da Europa".
d) a unificação envolveu diversos conflitos e fez nascer, em 1871, sob comando prussiano, o Segundo Império ("Reich"), iniciando um período de acelerada expansão econômica e militar alemã, que durou até a Primeira Guerra Mundial.
e) o nazismo surgiu após a Primeira Guerra Mundial, em 1918, e pregou a necessidade de a Alemanha lutar contra comunistas e judeus, "inimigos internos", mas aliar-se a países vizinhos de população branca e ariana, como França e Inglaterra.
resposta:[D]
Em
1860, um contemporâneo da unificação da Itália afirmou: "Fizemos
a Itália; agora precisamos fazer os italianos." (D AZEGLIO,
Massimo (1792-1866). Apoud HOBSBAWM, E. "A era do capital:
1848-1875". Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.) Essa frase
traduz uma particularidade da construção da unidade italiana, que é
identificada na:
a) divergência entre nacionalismo e nação-estado
b) fusão entre nacionalismo de massa e patriotismo
c) adoção da língua italiana no dia-a-dia da população
d) união entre os interesses dos partidários da Igreja e da República
a) divergência entre nacionalismo e nação-estado
b) fusão entre nacionalismo de massa e patriotismo
c) adoção da língua italiana no dia-a-dia da população
d) união entre os interesses dos partidários da Igreja e da República
resposta:[A]
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